Quando chegamos aqui, recebemos da empresa de relocação um livrinho com diversas informações sobre Dresden. Tem desde médicos e hospitais até escolas para crianças. Um dos itens que, logo de cara, me chamou mais atenção foi a coleta do lixo. Achei super complicada em comparação a que fazíamos no Brasil (orgânicos ou recicláveis, basicamente) e pensei que fosse ter que ler o livrinho cada vez que tivesse que jogar algo fora (exagero! haha).
Claro que, com o tempo, acostumei. Resolvi escrever esse post tanto para vocês verem a diferença quanto para, talvez, ajudar alguém que não tem a sorte de contar com um livrinho desses.
Como o assunto é longo, vou dividir em duas partes: o lixo que recolhem na sua casa e o lixo que você precisa levar embora. Hoje, vou falar sobre o lixo que a prefeitura recolhe em casa.
Lixeiras na frente de um prédio residencial. |
Essas lixeiras com tampa colorida das três fotos acima ficam assim, na entrada dos prédios. Você leva o seu lixo ali e uma vez por semana a cidade recolhe. Aqui na nossa rua é toda quinta-feira.
Antes de chegar na rua, o lixo começa sendo organizado em casa. Eu não sei se todas as casas têm isso, mas no nosso apartamento vieram instaladas três lixeiras embaixo da pia da cozinha. Eu decidi que elas seriam "amarela", "azul" e "preta", para corresponder com a lixeira da rua em que temos que colocar os sacos já cheios. O "marrom", como junta menos e solta cheiro mais rápido, nós colocamos em sacolinhas e levamos logo para fora.
Em alguns prédios, as lixeiras são bem maiores, como essa verde da foto. |
Amarela: plástico e metal. Aqui vão desde potes de margarina até tampinhas de garrafa. Mas não eletrodomésticos, eletrônicos ou pilha. Só as coisas mais simples mesmo.
Azul: papel limpo. Jornais, livros (o horror!!), revistas. Não jogar papel sujo de gordura, papel higiênico, etc.
Marrom: orgânico. Comidas velhas, restos de jardinagem. Não pode jogar carne ou peixe.
Preta: household waste. Mais conhecido como "tudo que não vai em nenhum outro lugar" - como a carne, o peixe e aquele liquidificador quebrado.
Esses são os tipos de lixo que a prefeitura coleta na sua casa. No próximo post, vou falar sobre todos os que você precisa levar para algum lugar específico.
Mesmo pq, o papel higiênico joga-se no vaso sanitário por aí, não é mesmo???? Já fui em lugares aí que nem lixeira tinha ;-)
ResponderExcluir(Aline Taiana Zwicker)
Oi, Aline!
ExcluirSim, é verdade. Nos banheiros públicos, em geral, tem uma lixeira só para absorventes ou outras coisas assim.
Eu cresci jogando papel higiênico no vaso sanitário (fora quando estava em banheiros públicos). Acho que demorou um bom tempo até eu me dar conta que isso não era o mais comum em outros lugares.